Fazia algum tempo que não escrevia. Então hoje resolvi escrever sobre a padaria aqui na França. Logo quando você entra, sente aquele cherinho de pão saindo do forno. Hummm.. Delicioso. Existe uma infinidade de pães a escolher, por isso para conhecer cada um, minha dica é cada vez experimentar um diferente. Segue os nomes em françês de alguns pães que vcs devem provar. Mas minha dica é que comprem na Boulangerie e evitem o pão dos supermercados. (as vezes até tem pães gostosos, mas tem que fazer o teste de crocância antes de levar e  torcer para que seja bom. Falo isso porque  comprei uma baguete no Carrefour, ta que era mais barato. Mas sem gosto. ).

  1. La Baguette
  2. La Baguette de sésame
  3. La flute
  4. La ciabatta
  5. Le pain de campagne

Mas a Boulangerie também tem o que chamam de Viennoiserie:  Que são pãesinhos de gostos variados. Acho que vocês já conhecem alguns.

fotos from © 2011, Samuel Michael Bell, all rights reserved.

A maioria das padarias são as chamadas  Boulangerie-pâtisserie. Ou seja tem um lado só de tortas e sobremesas deliciosas e outro de pães. E por isso vou fazer um top das “pâtisserie”, mas vou dividir em Tortas e tortinhas/docinhos.

Tortas:

1. Torta de Framboesa. Definitivalente,  é uma das tortas que  mais amo de todas.

Tarte de Framboise

————————————————————————————————————————–

2. A galette des rois,  geralmente é comercializada (em massa) a partir do final de dezembro. Na tradição, pelo que entendi, é para ser comida no dia dos reis, que é dia 06 de janeiro. Essa torta vem com uma coroa  dourada de papelão, e dentro de cada bolos/torta  existe uma “féve” ou “santon”, que são personalidades de porcelana em miniatura. Atigamente essas miniaturas se limitavam aos personagens da mangedora, mas hoje em dia os temas são diversos (no supermercado ja vi do tintin e do mogli.). Então quem achar no seu pedaço a  “féve”, será coroado o Rei e  terá que usar a coroa pelo resto do dia.

Galette des Rois
Un gâteau des Rois aux fruits confits.

——————————————————————————————————————–

3.Fondant au chocolat, é um bolo de chocolate super saboroso. Que praticamente derrete na boca, alguns desses bolos tem o interior cremoso ou de chocolate derretido .

Fondant au chocolat

——————————————————————————————————————–

4.Flaugnarde, é uma torta de maçã diferente das outras.

Flaugnarde

—————————————————————————————————————-

5. Flaune, Poxa eu pensei que era uma tortilete gigante. Mas claro que não era, os franceses não gostam de pratos muito doces. É uma torta gostosa, mas eu esperava uma tortilete gigante e parecia mais com bolo de milho x).

—————————————————————————————————-

Top 2.….Top dos Docinhos…..

—————————————————————————————————-

1. Millefeulle. Para mim a coisa mais gostosa do mundo e por isso é meu top 1! É como um folheado crocante, doce, com um creme delicioso dentro e por fora essa cobertura branca e preta. Delicioso.

millefeulle

2. Eclairs, esses podem ser de chocolate, de café e de baunilha. Eu gosto mais do  de chocolate. Mas, então vocês provam os 3 para ver qual é o melhor.

.

3.Tortelette de framboise ou em português Tortinha de Framboesa. É mais ou menos a mesma coisa da tortona que coloquei lá em cima só que essa é pequenina.

4.Macarrons, eles não são extamente franceses, eles são italianos, mas na França têm e vale a pena provar.Ele é como um suspiro de cor diferente, tem recheio de frutas, chocolate e outros sabores.

.

Anúncios