Oi pessoal, respondendo a inúmeros pedidos vamos falar um pouco sobre a universidade. Desde inscrição até cartãozinho de estudante ;D. Então, vamos lá.

Se possível tente fazer sua matricula administrativa e pedagógica ainda no Brasil, apesar da universidade ser publica provavelmente você deverá pagar uma taxa de inscrição  (que pode variar de 300 a 500 Euros), então não se esqueçam de colocar isso no processo de bolsa de vocês.

Logo quando chegar descubra o funcionamento da universidade e onde são os laboratórios, as salas de aula, a administração e a  biblioteca. Ao fazer a matricula se ganha uma carteira de estudante que tem um chip e pode ser recarregada com um cartão de crédito. Com ela você pode comprar algumas coisas na cantina da Universidade, comer no restaurante universitário e claro…. Pagar menos no cinema :P.

Na minha universidade tive que me matricular em 6 matérias e não menos que isso, pois me foi exigido o total de 30 créditos ECTS (na união européia eles tem um padrão de créditos que eu não sei explicar, mas que pode ser encontrado facilmente no google). A maioria dos cursos de graduação aqui duram apenas 3 anos.

Existe a possibilidade de um matrícula personalizada, mas uma das grandes diferenças da universidade aqui é que os horários das matérias podem mudar ao longo do semestre e isso torna difícil misturar matérias de semestres diferentes. As aulas ocorrem de manhã e a tarde, se dividindo  em teóricas, práticas e aulas de exercícios dirigidos (normalmente notados).

A Estrutura da Universidade não é tão melhor que as de nossas universidades no Brasil, também encontramos paredes mal pintadas, pichações e banheiros meio precários mas, temos que admitir, a UM2 é bem maior que a UFAL… e nem estamos falando da UM1 e da UM3 que são a mesma universidade, mas em áreas diferentes.

Anúncios